Alimentos para dar mais energia ao nosso dia-a-dia

Os alimentos energéticos são aqueles que conferem mais disposição ao organismo, ideais para quem pratica algum esporte, são basicamente as gorduras e os açúcares.

Alguns exemplos de alimentos energéticos de baixas calorias são:

Couve, pepino, vagem, rabanete, abóbora, repolho, batata doce, berinjela, leite, iogurte, laranja, cenoura, tomate, morango, germe de trigo, tofu, frango, melão, mamão, abacaxi.

Estes alimentos são ricos em carboidratos e fornecem o combustível que o corpo necessita. Um bom exemplo são os carboidratos como pães, biscoitos ou macarrão. No caso de atletas por consumirem muita energia e necessitarem de maior resistência para o corpo suportar o desgaste físico, é importante que siga uma dieta equilibrada com energia extra, que deve ser preparada e adaptada por um nutricionista.

Para as pessoas que tem um gasto energético muito grande em pouco tempo, como atletas e dançarinas, o ideal é comer alguns alimentos energéticos cerca de 15 minutos antes de começar o esforço físico e ingerir novamente alimentos ricos em açúcar e proteína após o treino para minimizar o desgaste muscular e melhorar a resistência.

Os alimentos energéticos fornecem em média 4 calorias por grama. A Água, vitaminas e minerais não fornecem calorias, mas facilitam as funções do organismos e os alimentos fonte destes nutrientes, como as frutas e verduras são considerados alimentos reguladores.